TURISMO CULTURAL

A grande diversidade étnica do estado deu origem à uma variedade de atrativos culturais. Basta seguir seus sentidos e descobrir os encantos paranaenses.

Artesanato e Mercados Tradicionais: você pode levar um pedacinho do Paraná com você, conhecendo as diversas opções de lojas de artesanatos presentes em todo o Litoral do Paraná. Vale a pena conhecer também o Mercado do Artesanato e o Mercado Municipal do Café em Paranaguá.

Sítios e Edificações Históricos: veja a história do Litoral do Paraná da sua maneira, explorando os charmosos centros históricos de cidades como Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá. A engenhosidade vista na construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba consagra um dos passeios imperdíveis a quem vem para o Paraná. A Ilha da Cotinga, em Paranaguá, é uma das paradas mais interessantes do Litoral, onde encontram-se ruínas e vestígios dos primeiros colonizadores do estado. Em Morretes o visitante pode explorar o Parque Estadual do Marumbi e o Caminho do Itupava, o povoado de Porto de Cima e percorrer o trajeto da bela e sinuosa Estrada da Graciosa.

Espaços Culturais: no Litoral do Paraná, mais precisamente em Paranaguá, destacam-se o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.