TURISMO GASTRONÔMICO

No Litoral do Paraná o visitante tem a garantia de que irá descobrir novos sabores, um mais irresistível do que o outro. Além das inúmeras possibilidades de provar frutos do mar fresquinhos, preparados das mais diversas maneiras, os turistas poderão desfrutar de um dos pratos mais conhecidos do Paraná: o Barreado.

O Barreado, muito consumido hoje em dia nas cidades de Morretes, Antonina e Paranaguá, chegou ao Paraná por meio da colonização portuguesa da região no século XVIII. Era muito apreciado em bailes e festivais de fandango, e sua preparação ainda é feita como no passado: de forma lenta, cozida em panelas de barro. O Barreado se trata de uma carne cozida de forma a criar um caldo grosso, que mantém o sabor do prato. Ele é degustado com arroz e farinha de mandioca.

Para acompanhar o Barreado como sobremesa, uma dica é provar as iguarias feitas de banana, como a bala de banana, doce açucarado produzido e encontrado no Litoral do Paraná. Por lá encontra-se também cachaçarias, algumas produzem inclusive cachaça de banana. Para acompanhar a cachaça, pode-se provar os crocantes chips de mandioca e de banana.

Em Guaratuba, na Estrada do Cabaquara, o turista encontra o Circuito das Ostras; já em Pontal do Paraná, é possível provar o delicioso prato chamado Cambira, que mistura a força do peixe com a suavidade da banana.