25/07/2017 14:19:27

Obras do entorno do Aquário entram em nova fase

As obras no entorno do Aquário continuam ocorrendo sem interrupções. Marcos Nunes Proença, supervisor de obras da empresa TSA Consultoria e Engenharia, vencedora da licitação e responsável pela obra para revitalização do entorno do Aquário, informou que neste momento a equipe está soltando o piso drenante, fazendo a regularização, o acerto de terreno e parte de demolição onde já está liberado. “Esta semana já começaremos a fazer o paisagismo e acredito que até o final do mês já terminaremos essa área que segue da entrada principal do Aquário até sua saída, em frente ao Mercado das Ostras aproximadamente”, explicou, destacando aspectos importantes dessas ações. “O paisagismo será realizado na região em frente ao Mercado das Ostras onde já foi feito o acerto de terreno. Nesta região da entrada do Aquário e área do meio, ainda levará aproximadamente um mês para fazer a parte do paisagismo”, informou. A obra inteira do entorno do Aquário deve ser entregue em aproximadamente um ano e meio. O espaço também contará com bancos e um aspecto mais agradável para quem visita ou passa pelo local turístico, que é a Praça Mário Roque, a Rua da Praia e o próprio Aquário de Paranaguá. Conforme Proença, vinte pessoas trabalham nessa fase da obra.

O projeto prevê que a Praça Mário Roque será remodelada. Todo o calçamento será substituído por paver (blocos de concreto), com rampas de acesso para as pessoas com dificuldades de locomoção e uma nova iluminação será instalada na praça e perto do trapiche. Outra melhoria é a implantação de uma nova rede de drenagem para acabar com pontos de alagamentos, comuns em dias de chuvas fortes. O estacionamento e seus acessos também serão melhorados. Será feito um píer, estação náutica, além do Mercado do Peixe.
Aproximadamente 20 pessoas estão trabalhando nesta fase da obra
O projeto está orçado em R$ 9,8 milhões e os recursos são do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a fiscalização sob responsabilidade da Paraná Edificações.