25/07/2017 14:23:32

Na busca de resgatar o potencial turístico, Prefeitura alinha parceria com a Fecomércio

Paranaguá é dona de inúmeros atrativos turísticos. Porém, alguns locais foram esquecidos pelas administrações anteriores. Em fevereiro, por exemplo, o prefeito Marcelo Roque assinou a ordem de serviço que garante a revitalização da Estação Ferroviária, importante ponto histórico da cidade. Com o objetivo de alavancar ainda mais o potencial turístico, Marcelo se reuniu com a diretoria da Fecomércio PR na tarde desta quarta-feira, 12. O encontro começou na Sala de Reuniões do Palácio São José, sede administrativa da Prefeitura Municipal e terminou nas dependências da Estação.

A Prefeitura pretende reatar uma antiga parceria que tinha com a Fecomércio. Durante a reunião, Marcelo Roque se manteve satisfeito o tempo todo, pois percebeu que a preocupação em resgatar a história de Paranaguá não era somente do Poder Público. O secretário municipal de Planejamento, Sílvio Loyola e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Brayan Roque participaram do encontro.

O presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, contou que na gestão passada, a entidade tentou manter uma parceria com a Prefeitura, mas, não durou muito tempo. A revitalização Orla, localizada na Rua da Praia, é uma vontade antiga da Fecomércio. Além chamar a atenção dos turistas, a região pode se tornar um importante foco econômico para a cidade, gerando emprego e renda para os cidadãos. “Paranaguá é uma cidade que tem tudo para alavancar seu turismo, mas estamos perdendo isso por falta de qualidade”, disse Darci Piana.

Marcelo Roque, acompanhado da diretoria da Fecomércio visitou a Rua da Praia. Lá, eles ainda puderam averiguar o andamento das obras do entorno do Aquário de Paranaguá, que contemplará a construção de um novo Mercado Municipal. A parceria da Prefeitura com a Fecomércio está sendo restabelecida. “O próximo passo é ajustar as demandas de acordo com planejamento que está em andamento”, garantiu Piana.

PLANEJAMENTO É O SEGREDO DA GESTÃO MARCELO ROQUE

Questionado sobre a parceria, Marcelo Roque expressou o seu contentamento. Afinal, é muito importante que o município mantenha aliados como a Fecomércio. O prefeito comentou que tudo está sendo planejado. Seja a execução das obras, além da utilização desses novos espaços que deverão ser entreguem em breve para a população. “Essa parceria busca fazer com a cidade Mãe do Paraná volte a contar histórias por si só. Nossa equipe está ciente que Paranaguá apresenta um belo potencial turístico. Nossa missão, é resgatar aquilo que foi perdido”, afirmou Marcelo.

Em 2000, o ex-prefeito Mário Roque revitalizou a Rua da Praia, além da Praça de Eventos. Na época, Sílvio Loyola era secretário de Obras Públicas. Hoje, ele é responsável pela pasta de Planejamento. Sílvio contou que existe uma dificuldade em manter locais como estes. A parceria da Prefeitura Municipal com a Fecomércio resultará na sustentabilidade dos locais históricos e turísticos. “Além de fazer o restauro de uma obra específica, existe o funcionamento dela após sua conclusão. Um convênio Fecomércio será a solução deste problema”, finalizou o secretário.

Fonte: http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia9981.html