A Ilha de Superagui está localizada norte da baía de Paranaguá, e é ainda mais calma e rústica que a Ilha do Mel. A Ilha de Superaguí faz parte do Parque Nacional do Superagui e é um lugar surpreendente, exótico, com muitas praias desertas, flora e fauna exuberante e vilas de pescadores que concentra as rústicas pousadas e restaurantes!

 

O ecossistema do Parque Nacional do Superaguí é um dos mais importantes do planeta!

 

PARQUE NACIONAL DO SUPERAGUI

 

O Parque Nacional do Superagui foi criado em 1989 com a área de 33.998 hectares divididos entre o Vale do Rio dos Patos, no continente e também entre as Ilhas de Superagüi, Peças, Pinheiro e Pinheirinho. Áreas onde a pesca é permitida ficam fora do perímetro do Parque, que fica entre o estuário e a Baía de Paranaguá, Iguape e Cananéia.

 

Grande parte da vida marinha no Parque Nacional do Superagüi é preservada dentro de seu ecosistema. Mangues, bancos de areia, praias desertas e trilhas ecológicas ajudam a preservar espécies endêmicas, a vida marinha e a tica flora e fauna da reserva. Diversas espécies de plantas, como jacarandas, ipês, figos, orquídeas, caxetas, jevirás, palmeiras, guapés e guanandis podem ser encontradas em abundância na ilha.

 

Alguns animais extremamente raros e até mesmo em risco de extinção como: o papagaio-da-cara-roxa e o mico-leao-da-cara-preta, mas que ficam protegidos na Ilha. Espécies de passáros como tordo, fragata, tucano, biguá e gaivotas migram para o parque anualmente, e dependem do ecossistema para se ajustarem, principalmente no frio do inverno, uma vez que a região fica no sul do país, onde as aves não estão acostumadas. Ao amanhecer e anoitecer é possível encontrar facilmente o papagaio-da-cara-roxa na Ilha do Pinheiro.

 

Outras espécies podem ser encontradas aqui, como cutias, macacos sauá, porcos selvagens, pacas, e cobras venenosas, como coral e jararaca.

 

Você pode chegar no parque pegando barcos saindo de Guraqueçaba, Ilha do Mel e Paranaguá. A área fica dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

 

PRAIA DESERTA

 

A Praia Deserta percorre 38 km na Ilha de Superagui. A praia é perfeita para longas caminhadas, que duram entre 4 e 7 horas. Observadores de pássaros ficarão encantados por horas devido a variedade de espécies existentes ali, principalmente durante os meses de março e abril, quando acontece a migração de aves dos países nórdicos para a Ilha. A praia também é perfeita para ciclistas, que podem passear a vontade pelas extensas praias desertas.

 

No começo da Praia Deserta você vai encontrar a Pousada Sobre as Ondas, considerado a melhor e mais completa pousada na Ilha do Superagui.

 

TRILHA DA LAGOA

 

A Trilha da Lagoa possui aproximadamente 3 km, com início na entrada da Ilha, no vilarejo de Superaguí e vai até a praia deserta. Um trecho da trilha passa por área inundável. Mesmo assim, até os iniciantes e menos aventureiros não consideram a trilha difícil, uma vez que não tem subidas ou descidas, torna a trilha relativamente fácil e prazeirosa.

 

PASSEIO DE BARCO

 

O Passeio de Barco é praticamente uma obrigação a ser feita quando você está na Ilha de Superaguí. Este passeio te leva a canais e outras ilhas, onde você poderá ver os mangues e a rica fauna e flora da região. No final da tarde, uma boa opção é parar na frente das Ilhas do Pinheiro e Pinheirinho e ver os papagaios-chauá indo para suas casas. Eles vão sozinhos ou em grupos pequenos, de acordo com uma organização ambiental, mais de 2 mil destes pássaros vivem na Ilha. Eles partem no começo do dia em busca de comida, e retornam no final da tarde para suas casas.

 

ILHA DAS PEÇAS

 

A maior atração da Ilha das Peças é a Baía dos Golfinhos, localizada bem em frente ao píer. Enquanto você faz uma refeição em um restaurante comunitário, onde mulheres nativas se organizaram para cozinhar no estilo caseiro, você pode apreciar os golfinhos nadando e brincando uns com os outros. A vila da Ilha das Peças tem em torno de 500 habitantes e muitas casas de luxo, onde pessoas de Curitiba e Paranaguá tem suas casas de praia.

 

Durante os finais de semana, muitos donos de barco param na Ilha para fazer uma refeição ou tomar uma cerveja gelada nos bares e restaurantes de lá. Tudo é simples, mas os nativos são muito bem organizados, e até estudam via satéllite. Do outro lado da Ilha das Peças há uma pequena comunidade chamada Bertioga, onde 30 famílias vivem. No único restaurante/pousada, Baia Bela, muitos barcos de pescadores amadores e a turismo param para tomar um drink, comer ou passar a noite. Se você gosta de um lugar quieto e distante de movimento, Bertioga é com certeza a melhor opção para você! Mauricio e sua família estarão de braços abertos para recebê-lo .

 

A Ilha de Superagui pertence ao município de Guaraqueçaba, que também possui diversos atrativos turísticos. Por causa da localização o acesso à Guaraqueçaba é um pouco complicado. É necessário dirigir por 3 horas por estrada de terra ou sair de barco de Paranaguá, a natureza intocada toma conta de Guaraqueçaba. Seus habitantes são simples, porém muito receptivos e adoram encontrar turistas por lá.